SAÚDE PÚBLICA

Nova lei garante atendimento integral a pacientes com dor crônica pelo SUS

Medida também cria o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Dor Crônica, celebrado em 5 de julho


Por Redação

img

Reprodução

Pacientes com dor crônica passam a ter direito ao atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme estabelece a Lei 15.422/26, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (8).


A nova legislação prevê que os pacientes recebam informações prévias sobre riscos e possíveis efeitos adversos dos tratamentos oferecidos. O acesso aos serviços será regulamentado posteriormente pelo poder público.


A lei também institui o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Dor Crônica, celebrado anualmente em 5 de julho, com campanhas de esclarecimento nos meios de comunicação para ampliar o conhecimento sobre diagnóstico e tratamento. A data será representada pela cor verde.


A proposta teve origem no Projeto de Lei 336/24, aprovado pelo Congresso Nacional, e busca fortalecer as políticas públicas voltadas ao tratamento da dor crônica no país.


GASTO PÚBLICO

Prefeitura de Porto Esperidião contrata shows por R$ 650 mil para Festival de Pesca

Contratos foram homologados pelo prefeito Odilrei Queiroz Faria e publicados no Diário Oficial.


CIDADANIA

Fórum de Araputanga promove Movimento Pai Presente entre os dias 3 e 8 de agosto

Ação gratuita busca garantir o reconhecimento de paternidade, com atendimento das 13h às 18h.


MATO GROSSO

Convênio amplia acesso à isenção de ICMS para agricultores familiares

Nova regra permite que declaração da Empaer seja utilizada para comprovar a condição de produtor familiar

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.